“Connosco o seu ente querido nunca será esquecido”

Tanatopraxia

Em que consiste?

Por tanatopraxia designam-se os cuidados com o corpo do falecido que permitem eliminar os riscos de infecção e atrasar a tanato morfose. A tanato morfose é o conjunto de modificações morfológicas que a morte provoca nos tecidos e nos órgãos do corpo humano.

A tanatopraxia deve ser sempre explicada à família do falecido e não deve ser iniciada sem o seu consentimento. Tipicamente, cabe à agência funerária encarregue pelo funeral relatar este procedimento às famílias.

A tanatopraxia é constituída por várias etapas, nomeadamente a conservação e preparação. A conservação é efectuada com recurso à injecção de um produto químico.

Utilizada em quase todos os países do mundo, a tanatopraxia é uma técnica que veio revolucionar o sector funerário e que consiste, na prática, na higienização e na conservação dos corpos, através da injecção de líquidos.

Vantagens e benefícios

Como conserva os corpos em melhores condições, a tanatopraxia oferece às famílias uma recordação do seu ente querido como ele verdadeiramente era em vida, o que se revela muito importante do ponto de vista psicológico.

Isto porque a última aparência é aquela que fica na memória aquando da perda de um ente querido.

Neste contexto, a tanatopraxia suaviza as transformações do corpo sem vida e contribui no processo de adaptação à ausência do familiar.

Em termos sanitários, este processo destrói os micro-organismos que propagam as doenças, evitando a contaminação e promovendo a desinfecção, mantendo o corpo num melhor estado de conservação.

A tanatopraxia evita o contágio de doenças e os odores, possibilita a trasladação de cadáveres segundo as normas internacionais, recupera a cor natural e a aparência do cadáver e permite aumentar o período de velório.

Visite agora a nossa página Tananubis.